Economia
Economia
Os consumidores cearenses passam a pagar menos pela energia elétrica a partir desta terça-feira (22). A medida decorre da revisão tarifária aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no último dia 15 de abril, que definiu uma redução média de 2,1% nas contas de luz da Enel Distribuição Ceará.
A variação no desconto depende do perfil de consumo. Para clientes de alta tensão, como indústrias e hospitais, a redução será de -2,84%. Já os consumidores de baixa tensão, que incluem residências e pequenos comércios, terão desconto médio de -1,89%.
Ao todo, a mudança atinge cerca de 3,8 milhões de unidades consumidoras em todo o Estado.
Apesar da redução, o desconto nas faturas de energia poderia ser mais expressivo. De acordo com a Aneel, sem a adoção do chamado diferimento tarifário, a queda nas contas chegaria a -8,75% em 2024.
O mecanismo foi utilizado para evitar uma alta abrupta em 2026, que poderia chegar a 17,6%. Com o diferimento, a previsão para o próximo ciclo tarifário foi reduzida para 1,63% de reajuste no próximo ano.
O valor diferido corresponde a R$ 532,8 milhões, que serão utilizados como empréstimo regulatório. A devolução ocorrerá por meio da tarifa de 2026, com correção pela taxa Selic.
A Enel Ceará afirmou que o diferimento contribui para suavizar oscilações tarifárias, proporcionando mais previsibilidade financeira tanto para consumidores quanto para a empresa. A distribuidora também destacou que os investimentos programados no Estado não serão afetados, devido à segurança proporcionada pelo modelo regulatório adotado pela Aneel.