Pesquisar

Esporte

Esporte

Com Neymar e sem Endrick, Dorival Júnior convoca Seleção para as Eliminatórias

Brasil enfrenta Colômbia e Argentina em março buscando consolidar vaga no Mundial.
Neymar volta à Seleção depois de lesão grave no joelho. (Foto: Raul Baretta/SFC)

O técnico Dorival Júnior anunciou, nesta quinta-feira (6), a primeira convocação da seleção brasileira em 2025 para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. A lista traz 23 jogadores, incluindo o retorno de Neymar, que volta à equipe após mais de um ano afastado por lesão, além das estreias do lateral Wesley e do meia Joelinton.

A seleção brasileira ocupa a 5ª colocação na tabela das Eliminatórias e buscará consolidar sua classificação nos dois próximos confrontos. No dia 20 de março, o Brasil recebe a Colômbia, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Cinco dias depois, enfrenta a Argentina, líder da competição, no Monumental de Núñez, em Buenos Aires.

O retorno de Neymar

A grande novidade na convocação é Neymar, que não joga pela seleção desde outubro de 2023, quando sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo na derrota para o Uruguai (2 a 0). Após cirurgia e um longo período de recuperação, ele retornou ao Santos no início deste ano e vem se destacando no Campeonato Paulista, chegando a marcar um gol olímpico na vitória sobre a Inter de Limeira.

Dorival Júnior, no entanto, adotou cautela sobre a utilização do camisa 10:

“Ele já atuou duas partidas por 90 minutos no Santos. Vamos avaliar sua condição física e como ele se apresentará para definir sua participação nos jogos.”

A reta final das Eliminatórias

Os confrontos de março são decisivos para a classificação da seleção brasileira, já que as seis primeiras equipes ao fim das Eliminatórias garantirão vaga direta no Mundial de 2026, que será realizado nos Estados Unidos, Canadá e México. A 7ª colocada disputará a repescagem.

Dorival ressaltou a evolução da equipe nos últimos jogos e a confiança para as próximas partidas:

“Estamos vindo de um processo de recuperação nas Eliminatórias. Temos qualidade suficiente para buscar grandes resultados e estamos muito próximos de um salto importante.”

O duelo contra a Argentina, no dia 25 de março, pode marcar um clima de revanche para o Brasil. Em novembro de 2023, a seleção perdeu por 1 a 0 no Maracanã, em jogo da 6ª rodada, quando ainda era comandada pelo interino Fernando Diniz.

“A rivalidade é natural, mas o foco tem que estar no jogo. Vamos nos preparar da melhor forma para esses desafios, pois são seleções fortes e respeitadas. Se tivermos paciência, tudo vai acontecer da melhor maneira.”

Confira a lista completa de convocados:

Goleiros:

Alisson (Liverpool)

Bento (Al-Nassr)

Ederson (Manchester City)

Defensores:

Danilo (Flamengo)

Gabriel Magalhães (Arsenal)

Guilherme Arana (Atlético-MG)

Léo Ortiz (Flamengo)

Marquinhos (PSG)

Murillo (Nottingham Forest)

Vanderson (Monaco)

Wesley (Flamengo)

Meio-campistas:

André (Wolverhampton)

Bruno Guimarães (Newcastle)

Gerson (Flamengo)

Joelinton (Newcastle)

Matheus Cunha (Wolverhampton)

Neymar (Santos)

Atacantes:

Estêvão (Palmeiras)

João Pedro (Brighton)

Raphinha (Barcelona)

Rodrygo (Real Madrid)

Savinho (Manchester City)

•Vinícius Júnior (Real Madrid)

A seleção inicia os treinos na Granja Comary, em Teresópolis, na próxima semana, antes de seguir para Brasília para o confronto contra a Colômbia.

Mais notícias

plugins premium WordPress