Entretenimento
Entretenimento
Para pais e responsáveis que trabalham e buscam uma alternativa segura e divertida para as crianças durante as férias escolares, a Colônia de Férias da Secretaria da Proteção Social (SPS) se apresenta como uma excelente opção em Fortaleza. Com o tema “Planeta Colônia de Férias: uma viagem pelo mundo da diversão”, a iniciativa oferece atividades gratuitas em 12 equipamentos públicos da capital até o dia 31 de janeiro.
A programação é voltada para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos e acontece em dois turnos (manhã e tarde), funcionando como um espaço de cuidado, convivência e desenvolvimento, enquanto os pais estão no trabalho.
“A Colônia de Férias é uma estratégia de cuidado, proteção e garantia de direitos. Criamos um ambiente seguro e acolhedor”, destaca o secretário executivo Caio Cavalcanti.
Com atividades que vão de gincanas esportivas a oficinas culturais, o projeto é pensado para estimular a criatividade e a socialização. Rayane Barroso, arte-educadora de capoeira, explica que a programação é organizada por temas semanais. “Na semana dos esportes, teremos dinâmicas e gincanas. Na semana da cultura, vamos trabalhar músicas, principalmente ligadas à capoeira”, detalha.
Para os participantes, o espaço é um ponto de encontro e pertencimento. “Eu gosto de vir para o ABC para jogar bola e conversar com os meus amigos. Fui gostando e agora não saio daqui”, conta Lucas Melgaço, de 11 anos, frequentador do ABC do Mondubim.
Além dos benefícios para as crianças, as famílias veem a iniciativa como um apoio fundamental na rotina. Gilmara Menezes, mãe de três filhos, ressalta a importância do projeto. “A Colônia de Férias é um respiro pra gente que é mãe. Evita que eles fiquem em casa o tempo todo na frente das telas e garante um ambiente de socialização”, comemora.
Confira a lista dos 12 equipamentos com programação.