Ceará
Ceará
O Governo do Ceará abriu, nesta quinta-feira (6), as inscrições para o programa CNH Popular 2025, ofertando um número recorde de 35 mil vagas para a obtenção gratuita da primeira habilitação nas categorias A (moto) e B (carro). O governador Elmano de Freitas anunciou um investimento de R$ 25 milhões na iniciativa, a maior da história do programa criado em 2009. As inscrições já podem ser realizadas no site oficial do Detran Ceará.
Nesta primeira fase, foram disponibilizadas 29.650 vagas. “Serão 35 mil vagas. Hoje lançamos uma parte dessas 35 mil vagas, e semana que vem vai ter novidade”, adiantou o governador Elmano de Freitas. Esta edição também se destaca por ser a mais inclusiva, com cotas específicas para estudantes de graduação e ensino técnico, indígenas, quilombolas, pessoas surdas e interessados em mudar para a categoria D, voltada para o transporte de passageiros. Além da gratuidade do processo, os beneficiados na categoria A recebem um capacete.
Para participar, os interessados devem ter no mínimo 18 anos e estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). “Preenchendo os pré-requisitos, o candidato pode se inscrever no programa que contribui na geração de renda”, ressaltou Waldemir Catanho, superintendente do Detran Ceará. As vagas iniciais estão distribuídas entre ampla concorrência e modalidades específicas, visando democratizar o acesso à habilitação.