Pesquisar

Ceará

Ceará

Ceará lança 35 mil vagas para o programa CNH Popular 2025

Inscrições já estão abertas para a maior edição da história do programa, que oferece habilitação gratuita nas categorias A e B para cearenses de baixa renda.
CNH Popular 2025
O programa já está com inscrições abertas no site do Detran-CE. (Foto: Detran Ceará)

 

O Governo do Ceará abriu, nesta quinta-feira (6), as inscrições para o programa CNH Popular 2025, ofertando um número recorde de 35 mil vagas para a obtenção gratuita da primeira habilitação nas categorias A (moto) e B (carro). O governador Elmano de Freitas anunciou um investimento de R$ 25 milhões na iniciativa, a maior da história do programa criado em 2009. As inscrições já podem ser realizadas no site oficial do Detran Ceará.

Edição mais inclusiva e com mais vagas

Nesta primeira fase, foram disponibilizadas 29.650 vagas. “Serão 35 mil vagas. Hoje lançamos uma parte dessas 35 mil vagas, e semana que vem vai ter novidade”, adiantou o governador Elmano de Freitas. Esta edição também se destaca por ser a mais inclusiva, com cotas específicas para estudantes de graduação e ensino técnico, indígenas, quilombolas, pessoas surdas e interessados em mudar para a categoria D, voltada para o transporte de passageiros. Além da gratuidade do processo, os beneficiados na categoria A recebem um capacete.

Como se inscrever

Para participar, os interessados devem ter no mínimo 18 anos e estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). “Preenchendo os pré-requisitos, o candidato pode se inscrever no programa que contribui na geração de renda”, ressaltou Waldemir Catanho, superintendente do Detran Ceará. As vagas iniciais estão distribuídas entre ampla concorrência e modalidades específicas, visando democratizar o acesso à habilitação.

Distribuição das Vagas

  • Ampla concorrência: 25.000 vagas
  • Estudantes universitários: 3.000 vagas
  • Pessoas surdas: 150 vagas
  • Povos indígenas: 500 vagas
  • Quilombolas: 500 vagas
  • Mudança para Categoria D: 500 vagas

Mais notícias