Pesquisar

Poder

Poder

CMFor anuncia criação do Espaço Evoluir para crianças com TEA e síndrome de Down

Projeto será formalizado por meio de lei complementar.
O projeto terá como público-alvo crianças da comunidade do entorno da Câmara. (Foto: Érika Fonseca)

Na manhã desta quinta-feira (20), o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Leo Couto (PSB), anunciou a criação do Espaço Evoluir, iniciativa que oferecerá atendimento multidisciplinar a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e síndrome de Down. O projeto será oficializado por meio de projeto de lei complementar e terá como público-alvo crianças da comunidade do entorno da Câmara, além de filhos de servidores e colaboradores da Casa Legislativa.

Durante o pronunciamento na tribuna, Leo Couto destacou que a proposta representa um avanço no compromisso da Casa com políticas públicas de inclusão. “Será um ganho muito grande. Temos vários vereadores que militam nessa área, e tenho certeza que cada um sabe das dificuldades e do preconceito que existe com autistas e pessoas com síndrome de Down”, afirmou.

Campanha “Meias Trocadas” e inclusão

A fala do presidente também fez referência ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março. Como parte da programação, a Câmara distribuiu pares de meias coloridas e descombinadas aos vereadores, em apoio à campanha “Meias Trocadas”, que busca chamar atenção para a diversidade e combater o preconceito.

Leo Couto enfatizou que o gesto tem como objetivo reforçar o papel do legislativo como exemplo de respeito à inclusão. “Nós, como representantes da sociedade, devemos ser exemplo ao mitigar o preconceito, para que todas as pessoas com síndrome de Down tenham garantidas as mesmas oportunidades que qualquer um de nós”, afirmou.

Primeira assessora com síndrome de Down na Casa

O presidente da Câmara também agradeceu o trabalho da assessora Ana Carolina, que tem síndrome de Down e atualmente atua na Mesa Diretora da Casa. É a primeira vez que uma pessoa com a condição ocupa essa função no legislativo municipal. “Esse pequeno gesto da Mesa Diretora da Casa é apenas uma forma de reforçar nosso compromisso e celebrar a vida de todas as pessoas com síndrome de Down”, destacou.

Mais notícias