Pesquisar

+ Notícias

+ Notícias

Cirurgia robótica para câncer de próstata reduz tempo de recuperação

No Novembro Azul, especialistas destacam a técnica, mais precisa e menos invasiva, como um avanço fundamental no tratamento da doença.
Cirurgia robótica câncer de próstata
A técnica, menos invasiva, preserva melhor a continência urinária e a função sexual. (Foto: Divulgação)

Novembro Azul, mês de conscientização sobre a saúde masculina, joga luz sobre os avanços no combate ao câncer de próstata, o mais incidente entre os homens no Brasil. Entre as inovações, a cirurgia robótica para câncer de próstata se destaca como um procedimento mais seguro, preciso e com recuperação mais rápida para os pacientes.

Tecnologia a favor do paciente

Considerada uma das maiores evoluções na medicina moderna, a cirurgia robótica é um procedimento menos invasivo. Com ela, os cirurgiões conseguem remover o tumor com maior precisão, o que, segundo o urologista Gabriel Oliveira, da Rede ICC, traz benefícios diretos. “A técnica minimiza efeitos colaterais, como sangramento, e melhora os resultados de preservação da continência urinária e da função sexual”, afirma.

Pioneirismo no SUS

No Ceará, a Rede ICC, através do hospital Haroldo Juaçaba, foi a primeira instituição do Norte e Nordeste a oferecer a cirurgia robótica para câncer de próstata a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), desde outubro de 2024. A iniciativa representa um salto de qualidade no tratamento oncológico na região, garantindo acesso à alta tecnologia.

Prevenção é fundamental

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima mais de 71 mil novos casos da doença por ano no Brasil. Quando descoberto no início, as chances de cura chegam a 95%. Por isso, o acompanhamento médico regular, especialmente após os 45 anos, é indispensável.

Mais notícias