Entretenimento
Entretenimento
O Centro de Fortaleza será tomado pelo ritmo do samba neste domingo (30), com uma programação gratuita que reúne música, cortejos e feiras culturais em importantes equipamentos da cidade: Estação das Artes/ Mercado AlimentaCE e Theatro José de Alencar (TJA). O evento celebra o Dia Nacional do Samba e integra o 3º Festival Afrocearensidades, oferecendo quase dez horas de atividades abertas ao público.
A partir das 11 horas, o bloco A Turma do Mamão dá início ao Circuito em um cortejo que sai da Praça do Muriçoca, no Moura Brasil, e segue até o Mercado AlimentaCE, na Estação das Artes.
Na Gare da Estação, às 12h15min, o cantor Dipas apresenta o show “Onde tudo começou”, com músicas autorais e clássicos de Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Arlindo Cruz e Fundo de Quintal.
Paralelamente, das 10h às 15h, ocorre a Feira Agroecológica Delícias da Rajada, trazendo produtos do Quilombo Serra da Rajada, de Caucaia. Os restaurantes do Mercado também participam com pratos que valorizam a culinária cearense.
Às 15 horas, A Turma do Mamão retorna com um segundo cortejo, agora rumo ao Theatro José de Alencar, pela rua 24 de Maio. No teatro, a programação segue das 16h às 20h, com apresentações do Grupo Essas Mulheres e do projeto Samba de Pai pra Filha, liderado por Marcelo 21 e Julinha 21. O espetáculo traz referências do samba raiz, sambas românticos dos anos 90 e músicas atuais, em uma celebração da tradição musical do Pirambu.
Durante a programação no TJA, o público encontra a Feira de Cervejas Artesanais, com rótulos como Brewstone, DonkeyHead, Sr. Brauhaus e Turatti.
Já a Feira Afrogastronômica reúne empreendimentos como Ajeum de Oyá, Karine Brito Doceria, À Moda da Chef, Coletivo Ayoká, Benzito e Sereia e Pescador, valorizando sabores e tradições afrocearenses.
Data: 30 de novembro (domingo)
Horário: 11h às 20h
Locais: 11h às 15h – Estação das Artes/Mercado AlimentaCE (Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro) | 16h às 20h – Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro)
Acesso: Gratuito (entrada por ordem de chegada respeitando a capacidade dos espaços)