Entretenimento
Entretenimento
O Cine Ceará 2025 começa no dia 20 de setembro, em Fortaleza, e vai até o dia 26 com entrada gratuita. A solenidade de abertura no Cineteatro São Luiz terá homenagem à atriz Mariana Ximenes, que receberá o Troféu Eusélio Oliveira pelo destaque em sua carreira no cinema. Em seguida, será exibida a première mundial do longa “Gravidade”, de Leo Tabosa, abrindo a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem.
A programação do festival reúne 13 longas-metragens e 29 curtas, distribuídos entre a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem e a Mostra Olhar do Ceará. Além das exibições, estão previstos 14 debates com diretores e equipes, sempre na manhã seguinte às sessões, no Hotel Sonata de Iracema.
Entre os títulos confirmados estão “Do outro lado do pavilhão”, de Emília Silveira, e “Esta Isla”, de Lorraine Jones e Cristian Carretero. Na Mostra Brasileira, produções como “Minha mãe é uma vaca” (Moara Passoni) e “Fogos de artifício” (Andreia Pires) concorrem ao Troféu Mucuripe.
A Mostra Olhar do Ceará destaca a produção local com quatro longas e 14 curtas, abordando temas que vão do sertão ao litoral. Também integram a programação sessões especiais de “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, e “Para Vigo Me Voy!”, de Lírio Ferreira e Karen Harley, além do cearense “Morte e Vida Madalena”, de Guto Parente.
Os ingressos para o Cineteatro São Luiz estarão disponíveis pelo Sympla, sempre no dia anterior às sessões, a partir das 14h. Já para o Cinema do Dragão, a retirada será feita na bilheteria, com uma hora de antecedência. Cada pessoa poderá garantir até dois ingressos por sessão.
O Cine Ceará 2025 reforça a relevância do festival como espaço de formação de público, difusão do audiovisual ibero-americano e fortalecimento da cena cultural do Ceará. A programação completa, com sinopses e classificações, pode ser acessada no site oficial do festival.