Ceará
Ceará
As obras da ciclovia arborizada da Avenida Dom Luís tiveram início nesta segunda-feira (22), no bairro Varjota. O projeto, que faz parte do programa Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure (BICI), deve ser concluído até 30 de novembro e pretende oferecer mais conforto térmico, segurança e atratividade para quem utiliza a bicicleta como meio de transporte.
De acordo com o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, a intervenção de requalificação vai abranger 2 km de extensão, entre a Avenida Farias Brito e a Rua Tibúrcio Cavalcante. “A ideia é que a ciclofaixa se torne mais arborizada e confortável para quem utiliza esse modal”, destacou.
O recurso destinado à obra é proveniente do prêmio internacional de US$ 1 milhão concedido à cidade pela Bloomberg Philanthropies, em parceria com a Global Designing Cities Initiative. O programa foi criado para incentivar transformações inovadoras em infraestrutura cicloviária ao redor do mundo.
Além da Avenida Dom Luís, a parceria com o BICI contempla também a Avenida Coronel Carvalho, na Barra do Ceará, onde será implantado um corredor arborizado de 4 km. Outra intervenção está sendo realizada no entorno da Escola Alba Frota, com redesenho viário, segregação da ciclofaixa e arborização.
Segundo André Luis, gerente de Operação e Fiscalização da AMC, as obras serão realizadas de forma modular, por trechos de dois a três quarteirões, para reduzir impactos no tráfego. “Durante a obra, apenas uma das quatro faixas será bloqueada, e não em toda a extensão da avenida. A Dom Luís recebe quase 800 ciclistas por dia, chegando a 300 nos horários de pico”, explicou.
A intervenção prevê canteiro central arborizado e iluminação na altura dos ciclistas, garantindo maior proteção, redução da temperatura e incentivo ao uso da bicicleta. Estudos apontam que a Avenida Dom Luís pode alcançar até 51,2°C, enquanto a Avenida Desembargador Moreira, já arborizada, registra 31,4°C.