Pesquisar

Poder

Poder

Centro de Diagnóstico Espaço Girassol é inaugurado em Fortaleza

Equipamento no bairro Edson Queiroz será referência no atendimento a pessoas com deficiência e transtornos neurodivergentes.
Centro de Diagnóstico Espaço Girassol
O início dos atendimentos foi realizado logo após a inauguração do espaço, realizado por uma equipe multiprofissional e especializada. (Foto: Beatriz Boblitz)

O prefeito Evandro Leitão inaugurou, nesta segunda-feira (11/8), o Centro de Diagnóstico Espaço Girassol, no bairro Edson Queiroz, primeiro equipamento físico do projeto voltado ao atendimento de pessoas com deficiência e transtornos neurodivergentes.

Primeiro passo de uma rede de atendimento

O Centro de Diagnóstico Espaço Girassol é o início de uma rede que contará com 12 unidades de acompanhamento e terapia distribuídas por todas as Regionais de Fortaleza. A inauguração reuniu autoridades, como a primeira-dama Cristiane Leitão, a primeira-dama do Ceará Lia Freitas, a vice-governadora Jade Romero e a vice-prefeita Gabriella Aguiar.

Durante a cerimônia, Evandro Leitão destacou que a estrutura atenderá inicialmente 1.500 pessoas por mês, com meta de ampliar para 3.300 atendimentos mensais. Segundo ele, o objetivo é reduzir a fila de espera para diagnósticos, que já soma cerca de 30 mil pessoas.

Atendimento especializado e ampliação da rede

O centro será responsável pela avaliação de casos suspeitos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições psíquicas, contando com equipe multidisciplinar. Os profissionais farão encaminhamentos para unidades como NDIs, Caps e outros Espaços Girassol.

A titular da SMS, Riane Azevedo, informou que servidores dos 134 postos de saúde receberam treinamento para identificar e encaminhar casos, incluindo ações como o Capacita Girassol, realizado no IJF.

Estrutura e acessibilidade

A coordenadora Sáskya Vaz ressaltou que o equipamento foi totalmente reformado, com cinco salas de avaliação, áreas de lazer, rampas e recursos de acessibilidade. O espaço funcionará como ponto inicial para direcionar pacientes à Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD).

Para facilitar o acesso, a Prefeitura criou a linha 1330 (Papicu – Centro de Diagnóstico Espaço Girassol), com dois veículos e 28 viagens diárias.

Mais notícias

plugins premium WordPress