Prêmio Band Cidades Excelentes reconhece e premia evolução de municípios cearenses
Evento na Assembleia Legislativa do Ceará premiou iniciativas de gestões municipais em diversas categorias. Cariré, Nova Russas e Crato foram laureados com o prêmio máximo.
Da Redação
17/06/24 • 23h25
Na noite desta segunda-feira (17), o auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) foi palco da etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes. A cerimônia prestigiou o bom desempenho dos municípios cearenses em áreas cruciais como educação, saúde, infraestrutura e mais.
O evento, que contou com a presença de representantes dos municípios participantes, celebrou os esforços contínuos para melhorar a vida dos cidadãos por meio de práticas de gestão eficazes. Durante a premiação, os três melhores municípios de cada categoria foram homenageados, reconhecendo seus sucessos em implementar políticas eficientes e inovadoras.
A avaliação dos municípios foi baseada no Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), uma plataforma desenvolvida pelo Instituto Aquila. O IGMA usa inteligência artificial para analisar 72 indicadores de fontes públicas, oferecendo uma visão abrangente do desempenho municipal em seis pilares fundamentais.
As categorias do prêmio foram divididas de acordo com a faixa populacional dos municípios, variando de menos de 30 mil habitantes a mais de 100 mil. Esta estratificação garantiu uma competição justa e uma avaliação precisa da gestão municipal em diferentes contextos demográficos. Foram considerados seis pilares para a premiação: Educação; Saúde e Bem-estar; Infraestrutura e Mobilidade; Sustentabilidade; Desenvolvimento socioeconômico e Ordem Pública; e Governança, Eficiência Fiscal e Transparência. Além deles, a noite também reservou a entrega do prêmio máximo, que leva em conta a média do município em todos os quesitos avaliados.
Os grandes vencedores da noite foram os municípios de Cariré, que se destacou entre as cidades com menos de 30 mil habitantes, Nova Rússas, que brilhou na faixa de 30 mil a 100 mil habitantes, e Crato, que foi o destaque entre os maiores municípios cearense, aqueles que têm mais de 100 mil habitantes, cada um conquistando o melhor índice no IGMA Geral em sua categoria.
André Barreto, vice-prefeito do Crato, avaliou o resultado alcançado: “A gente fica muito feliz com esse reconhecimento externo de instituições tão respeitadas no nosso País, como são a Band e o Instituto Aquila. O prêmio coroa o trabalho que tem sido realizado ao longo desses sete anos e meio, tendo à frente o prefeito Zé Ailton com muito trabalho, com muita dedicação, com muita responsabilidade. Coroa também a integração e a dedicação de todos os servidores municipais. Estamos aqui para celebrar o esforço em todas as áreas da gestão e ficamos realmente muito orgulhosos com o resultado do IGMA Geral, do índice de gestão municipal, que é a média de todos os seis pilares, então assim, estamos muito felizes, orgulhosos e agora com esse resultado temos a certeza de que estamos no caminho certo”.
Pilares
Entre os seis pilares avaliados, em Governança, Eficiência Fiscal e Transparência os prêmios foram para os municípios de Pereiro, Boa Viagem e Itapipoca. Na Educação, Altaneira, Eusébio e Crato foram os melhores, mostrando comprometimento com o avanço educacional.
A cidade da Região Metropolitana de Fortaleza, que em 2023 foi campeã nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes no pilar Educação, voltou a brilhar na categoria. O prefeito Acilon Gonçalves recebeu a premiação e falou sobre a importância do evento para os municípios.
“É um prazer enorme disputar um prêmio dessa monta, que implica em melhoria de qualidade de vida para todos. Nós ganhamos dois prêmios de seis, o que por sí só já nos engrandece, mas ainda fomos finalistas em outros dois. Está comprado que evoluímos nos últimos anos e esperamos avançar mais e mais. Espero que, no próximo ano, o futuro prefeito ganhe mais prêmios para o Eusébio”, salientou Acilon.
O pilar Saúde e Bem-estar foi vencido pelos municípios de Alcântaras, Pentecoste e Itapipoca. Já em Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Potengi, Guaraciaba do Norte e Fortaleza foram os laureados. Sustentabilidade, uma área crucial no atual contexto ambiental, teve com vencedores as cidades de General Sampaio, Iguatu e Sobral, graças às suas iniciativas socioambientais, enquanto no Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, Jati, Eusébio e Maracanaú foram premiados.
Reconhecimento
Carlos Bastos, diretor-geral da Band Ceará, ressaltou a importância do prêmio: “O Prêmio Band Cidades Excelentes é uma celebração do trabalho dedicado dos municípios que visam melhorar a vida dos cidadãos. A imparcialidade do Instituto Aquila ao coletar e analisar os dados assegura que o prêmio seja um reflexo verdadeiro da competência municipal”.
Alem do Prêmio Band Cidades Excelentes, o reconhecimento pelo bom trabalho desenvolvido pelos gestores cearenses foi reforçado por Artur Bruno, assessor de assuntos municipais do Governo do Ceará, que representou o governador Elmano de Freitas no evento.
“A minha função no Governo do Estado é fazer um elo entre o governo e as prefeituras. Portanto, nesse um ano e meio de governo, viajei o Ceará quase todo e posso aqui testemunhar que o Ceará está repleto de prefeitos e prefeitas apaixonados com gestão. Eu acompanho há pelo menos 35 anos a política do Estado, seja no legislativo ou no executivo, e considero que esta talvez seja a melhor safra de gestores municipais que nós já tivemos na história do Ceará”, destacou.
Agora, o Prêmio Band Cidades Excelentes seguirá para a etapa nacional, que acontece em julho, em Brasília. O Ceará terá como representante os municípios premiados na noite desta segunda-feira.