Parceria promove projeto que incentiva mulheres a serem empreendedoras do saneamento
Ao fim do curso, as profissionais formadas estarão aptas a atuar como bombeiras hidráulicas e realizar ligações em sistemas de esgotamento sanitário.
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Mulheres, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e a Ambiental Ceará, iniciou na sexta-feira (19) a turma exclusivamente feminina do projeto Mãos e Obras. O objetivo é capacitar mulheres para serem empreendedoras na área de saneamento. A aula inaugural ocorreu no Senai de Juazeiro do Norte, onde 25 alunas participarão da formação.
As aulas são ministradas pelo Senai, com a Cagece oferecendo seus laboratórios para as aulas práticas. A Cagece também promove palestras, oficinas e ações para fortalecer a capacitação. Rita Bezerra, assessora da Diretoria de Gestão de Parcerias da Cagece, destacou a importância do curso para o desenvolvimento das mulheres, mencionando o acompanhamento psicossocial e o incentivo ao empreendedorismo como pontos chave para a autonomia financeira das participantes.
Águeda Muniz, diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará, reforçou a relevância da participação feminina no saneamento. “Projetos como o Mãos e Obras formam empreendedoras e ajudam as famílias a melhorar a renda, além de formar profissionais que contribuirão para a universalização do esgotamento sanitário.”
A aula inaugural contou com a presença de Cláudia Helena, assessora especial da Vice-Governadoria do Ceará, e Mara Guedes, coordenadora da Casa da Mulher Cearense. Inicialmente, o projeto Mãos e Obras, com turmas exclusivamente femininas, atenderá Juazeiro do Norte e Fortaleza, mas continuará formando homens e mulheres para atuar na área do saneamento.