HRSC amplia atendimento oncológico com novas tecnologias e acolhimento regionalizado
Unidade já realizou mais de 500 atendimentos oncológicos em dois meses de funcionamento.
Da Redação
26/09/24 • 19h05
Inaugurado no dia 15 de julho, o serviço de oncologia do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) já realizou, em pouco mais de dois meses, 202 procedimentos cirúrgicos e 340 sessões de quimioterapia. No período, a unidade também registrou 531 consultas oncológicas.
A unidade oferece a comodidade de atendimento especializado no mesmo município de residência dos pacientes. Um dos avanços implementados no HRSC é o uso do cateter “port-a-cath”, um dos dispositivos mais modernos para quimioterapia, que garante maior proteção e conforto ao paciente.
O cateter “port-a-cath” é especialmente indicado para pacientes que realizam sessões de quimioterapia prolongadas, oferecendo um acesso venoso mais seguro e duradouro. “Esse tipo de cateter é mais apropriado para realizar o procedimento, principalmente para pacientes que já apresentam dificuldade de acesso venoso”, explica o médico oncologista Leonardo Oliveira. O procedimento foi acompanhado por uma equipe do Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), que já realiza o uso desse dispositivo.
Além de proporcionar tecnologia de ponta, o HRSC também oferece um atendimento humanizado e regionalizado, permitindo que pacientes do interior do Ceará tenham acesso ao tratamento oncológico próximo de suas casas.
A política de descentralização do atendimento oncológico faz parte de um esforço da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) para facilitar o acesso ao tratamento para moradores de áreas distantes da capital. Para o médico Leonardo Oliveira, essa iniciativa tem trazido resultados significativos. “Temos essa percepção da alegria da população, por poder trazer para cá um paciente que poderia ainda estar numa fila, esperando uma vaga. Esses dois meses foram muito proveitosos tanto pelo volume de serviços prestados quanto pela satisfação dos pacientes”, afirma.
O Hospital Regional do Sertão Central celebra, nesta quinta-feira (26), oito anos de serviços prestados à população da região. Desde sua fundação, em 2016, a unidade tem fortalecido as políticas de regionalização da saúde, atendendo mais de 600 mil moradores de 20 municípios. Os primeiros serviços oferecidos pela unidade incluíram a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Clínica Médica e Unidade de Cuidados Especiais (UCE).