Governo do Estado amplia acesso ao Centro Cearense de Idiomas
Proposta abrange estudantes do ensino fundamental, universitários e profissionais do mercado de trabalho.
Da Redação
14/08/24 • 13h30
O governador Elmano de Freitas enviou, nesta terça-feira (13), uma mensagem à Assembleia Legislativa do Ceará propondo a ampliação do acesso ao Centro Cearense de Idiomas (CCI). O projeto visa beneficiar alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, universitários de instituições públicas, estudantes de cursos técnicos ou superiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), além de jovens que concluíram o Ensino Médio há até um ano e meio.
“Conto com o apoio dos parlamentares para garantir a aprovação desse projeto que viabilizará o acesso de mais cearenses a uma política que tem sido uma ferramenta crucial para a capacitação dos nossos jovens, oferecendo as condições para torná-los profissionais mais competitivos no mercado de trabalho”, destacou o governador Elmano de Freitas.
O projeto também prevê a inclusão de pessoas que atuam em setores como turismo, hotelaria, relações internacionais, empreendedorismo e tecnologia da informação. Além disso, professores e profissionais da educação das redes públicas estadual e municipal também poderão usufruir dos cursos oferecidos pelo CCI.
Sobre o CCI
Criados em 2018 pelo Governo do Ceará, os Centros Cearenses de Idiomas têm o objetivo de proporcionar aulas gratuitas de língua estrangeira para estudantes da rede pública estadual, ampliando as oportunidades acadêmicas e profissionais dos jovens cearenses. Atualmente, são 22 centros espalhados por 17 municípios do estado, oferecendo mais de 12 mil vagas em cursos de inglês e espanhol. Algumas unidades, como as dos bairros Papicu, Benfica e Sul, em Fortaleza, além de Itapipoca e Juazeiro do Norte, também disponibilizam cursos de francês.