Fortaleza está entre as 10 piores capitais brasileiras em qualidade de vida, aponta IPS-Brasil
Estudo, baseado em 300 indicadores, afirma que a capital cearense é a 18ª na lista.
Um levantamento do Índice de Progresso Social (IPS-Brasil), que avaliou o bem-estar da população nas capitais brasileiras com base em dados oficiais, apontou Fortaleza como uma das 10 piores cidades nesse grupo em qualidade de vida de seus moradores.
O estudo buscou 300 indicadores em órgãos oficiais e institutos de pesquisa, como DataSUS, Conselho Nacional de Justiça, MapBiomas, Anatel e CadÚnico, destacando 52 dados para a formação do ranking. Entre esses dados estão taxa de matrícula escolar, inclusão social, direitos individuais e liberdades de escolha, nutrição e cuidados médicos básicos, moradia, acesso à informação e comunicação, qualidade do meio ambiente, taxa de desemprego, expectativa de vida, taxa de mortalidade infantil, taxa de criminalidade e índice de homicídios.
Fortaleza ocupa a 18ª posição em qualidade de vida entre as capitais brasileiras, à frente de três capitais nordestinas (Salvador, Recife e Maceió) e de seis capitais da Região Norte (Manaus, Boa Vista, Rio Branco, Belém, Macapá e Porto Velho).
Brasília lidera o ranking de qualidade de vida no país, seguida por Goiânia, Belo Horizonte, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Cuiabá, Campo Grande, Palmas, Aracaju, Teresina, Vitória, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Luís, João Pessoa e Natal.