Escola de Gastronomia Social promove curso temático com foco na cultura alimentar, raça e gênero
Da Redação
18/06/24 • 13h30
O Laboratório de Criação em Cultura Alimentar, vinculado à Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), que é parte da Secretaria da Cultura (Secult) e gerenciado pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realizará um evento online nos dias 19 e 20 de junho. O tema abordado será “Afrobrasilidades gastronômicas”. Interessados em participar devem se inscrever através do site gastronomiasocial.org.br até o dia 19 de junho, e aguardar um e-mail com as instruções de acesso ao curso. As inscrições são gratuitas e as vagas serão preenchidas por ordem de chegada.
A atividade busca fomentar um amplo debate sobre a alimentação dentro dos contextos de raça e gênero, com o intuito de enriquecer a educação contínua em cultura alimentar. A facilitadora do curso é Lourence Alves, que possui um extenso currículo que inclui um doutorado em Alimentação, Nutrição e Saúde pela UERJ, um mestrado em História das Ciências e da Saúde pela Fiocruz, e graduações em Gastronomia pela UFRJ e História pela UERJ. Atualmente, Lourence é professora e pesquisadora no Departamento de Ciência dos Alimentos da Universidade Federal da Bahia, dedicando-se a estudos afrocentrados na gastronomia.
Vanessa Moreira, coordenadora de cultura alimentar da EGSIDB, destaca que as atividades formativas do Laboratório proporcionam a estudiosos e ao público em geral a chance de compartilhar experiências e discussões com docentes que são sensíveis aos processos de criação e inovação, promovendo e valorizando a cultura alimentar.
A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, que opera sob a gestão da Secult e IDM, foi inaugurada em 2018 no bairro Cais do Porto em Fortaleza. Este centro de formação combina ensino, pesquisa e responsabilidade social, valorizando a diversidade gastronômica do Ceará e as várias formas de conhecimento. A escola oferece cursos gratuitos de longa e curta duração tanto em sua sede quanto em outras regiões do Ceará, visando a inovação de produtos, o fomento ao empreendedorismo social, a qualificação para o mercado de trabalho e a luta contra a fome.