Com mais de 10 mil agentes, Prefeitura de Fortaleza lança o “Movimento Fortaleza Limpa”
Projeto está baseado nos pilares educação, fiscalização e limpeza.
Da Redação
10/05/24 • 08h40
Mais de 10 mil agentes da Prefeitura de Fortaleza iniciarão ações de educação, fiscalização e limpeza urbana na Capital como parte do Movimento Fortaleza Limpa, lançado nesta quinta-feira (9) pelo prefeito José Sarto. O objetivo é mobilizar todos os setores da sociedade para a construção de uma cidade mais limpa e saudável.
No evento de lançamento, gestores, empresários, técnicos e agentes de mobilização se reuniram para iniciar as ações de engajamento e educação da população sobre a destinação correta do lixo. O prefeito José Sarto enfatizou a importância da participação de todos nesse compromisso de cuidar da cidade.
“Uma cidade mais limpa é uma cidade mais saudável, onde a família vive melhor. O programa Fortaleza Limpa terá três eixos, educação, fiscalização e limpeza urbana, e vamos engajar toda a cidade nesse compromisso que é de todos nós, do poder público, da iniciativa privada e dos cidadãos e cidadãs. Será uma ação conjunta, que inclui os caminhões de coleta de recicláveis, o vídeomonitoramento, a ampliação do número de ecopontos, de bairros atendidos pelo Re-Ciclo, de lixeiras subterrâneas e de agentes de limpeza. Teremos um grande time de dez mil pessoas trabalhando para fazer de Fortaleza a cidade mais limpa do Brasil,” afirmou o chefe do Executivo municipal.
Para garantir o sucesso do Movimento Fortaleza Limpa, serão desenvolvidos três eixos de atuação: educação, fiscalização e limpeza.
No eixo de educação, mais de 10 mil agentes serão capacitados para conscientizar a população sobre o descarte correto dos resíduos.
A fiscalização será intensificada com o uso de câmeras de videomonitoramento e 60 ciclomonitores realizarão educação ambiental e fiscalização em pontos críticos.
No eixo de limpeza urbana, o Recicla Mais ampliará a coleta seletiva porta a porta em diversos bairros, incentivando a adesão dos condomínios residenciais para uma cidade mais sustentável.