Com apoio do BNB, Ministério da Cultura e Governo do Ceará lançam Programa Kariri Criativo
Evento foi celebrado na noite desta terça-feira (4), no Centro Cultural do Cariri, no Crato.
Da Redação
05/06/24 • 09h30
O Ministério da Cultura (MinC), em parceria com o Governo do Ceará e com o apoio do Banco do Nordeste (BNB), lançou nesta terça-feira (4), no Centro Cultural do Cariri, no Crato, o Programa Kariri Criativo. A iniciativa tem como objetivo impulsionar a economia criativa na região, que é conhecida pela diversidade cultural em expressões artísticas como artesanato, danças, festas tradicionais e literatura de cordel.
O evento contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, da secretária de Cultura do Ceará, Luísa Cela, da superintendente estadual do BNB, Eliane Brasil, e do secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural do MinC, Henilton Menezes. Durante a solenidade, foi assinada uma instrução normativa que amplia as possibilidades de financiamento a territórios criativos pela Lei Rouanet.
Margareth Menezes afirmou que o objetivo é fortalecer o setor cultural, destacando a importância da Lei Rouanet para dar suporte a projetos culturais e de gestão cultural. “A cultura, além do legado, é uma força para a economia do País”, pontuou a ministra da Cultura.
O Programa Kariri Criativo visa mobilizar, capacitar e integrar lideranças e organizações da economia criativa na região do Cariri. O foco do programa é fortalecer as dinâmicas econômicas relacionadas à criação, produção, comercialização e consumo de bens e serviços culturais. As bases desse programa serão replicadas em outros territórios criativos do país como parte da estratégia do MinC de interiorização de recursos e apoio ao desenvolvimento sustentável.
O Banco do Nordeste teve participação destacada no evento pelo apoio à cultura caririense. Segundo a superintendente estadual do BNB, Eliane Brasil, o Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri já recebeu mais de três milhões de visitantes em seus 18 anos de atividade, demonstrando a importância do equipamento para a região. O BNB facilita o financiamento de atividades culturais por meio de suas linhas de crédito, como o Crediamigo e o Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter).
Eliane Brasil destacou que a economia criativa contribui para vários setores, incluindo turismo, comércio, artes, e festas populares. O apoio do Banco do Nordeste visa colaborar para a geração de emprego e renda em um setor fundamental para a economia da região.