Chuvas em março superam o previsto para o período no Ceará
O último fim de semana do mês de março chega com condições para chuvas em todas as macrorregiões.
Da Redação
31/03/24 • 04h03
O Ceará registrou um março chuvoso, alcançando a média histórica de precipitações para o mês, segundo informações divulgadas pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). As chuvas que caíram entre a última sexta-feira (29) e neste sábado (30) elevaram o acumulado para 9,1% acima do previsto para o período, indicando um cenário favorável após um fevereiro já considerado positivo.
O volume acumulado em março, de 230,5 mm, se posiciona próximo ao registrado em fevereiro, destacado como o melhor dos últimos 17 anos para aquele mês. Apesar dos números expressivos deste ano, o acumulado de março de 2023, que fechou com 300,6 mm e marcou o melhor desempenho para o mês nos últimos 15 anos, permanece como um recorde difícil de ser superado, estando cerca de 45% acima da média.
A Funceme prevê que as chuvas continuarão a cair sobre o Ceará até o domingo de Páscoa (31), impulsionadas por fatores como a proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) com o Estado, áreas de instabilidade no leste do Nordeste, efeitos locais de brisa e condições climáticas gerais favoráveis. Este cenário é esperado para todas as regiões cearenses, com chuvas significativas já registradas em cidades como Morada Nova, Iguatu, Banabuiú e Tauá, especialmente no Sertão Central e na região Jaguaribana.