Ceará vai ser palco de encontros do G20 em 2024

Reuniões vão abordar termas como arquitetura financeira internacional, inclusão financeira e infraestrutura

Da Redação
21/03/24 • 11h58

Governador Elmano de Freitas anuncia encontros do G20 no Ceará (Foto: Ascom Casa Civil)

O Ceará se prepara para sediar uma série de encontros de Grupos de Trabalho (GTs) das maiores economias do mundo entre os meses de julho e outubro deste ano. Com o Brasil assumindo a presidência do G20, o Estado se torna palco de discussões sobre temas ligados ao Ministério da Educação, Fazenda e Trabalho. Os encontros, tanto técnicos quanto ministeriais, serão realizados no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

O Brasil assumiu a presidência do G20 em dezembro de 2023 e é responsável por organizar reuniões técnicas e conferências ministeriais até a 19ª Cúpula do G20, marcada para 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro. A cúpula reunirá chefes de Estado e de Governo das principais economias do mundo, representando 85% do PIB e 65% da população mundial.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, deu as boas-vindas aos participantes dos eventos e destacou a importância do momento para o Estado. “Em paralelo a esses fóruns, realizaremos reuniões técnicas e eventos culturais para promover o nosso estado, proporcionar novos investimentos e ampliar a geração de emprego e renda aos cearenses. O presente e o futuro do nosso planeta estão passando pelo Ceará”, enfatizou.

Os encontros no Ceará abordarão temas como a arquitetura financeira internacional, parcerias globais para inclusão financeira e infraestrutura, além da ampliação e geração de empregos nos países menos desenvolvidos. Com início em julho, os debates terão a participação de representantes dos principais países membros do G20, com o objetivo de promover discussões relevantes para a economia global.