Ceará lança aplicativo que facilita abertura de empresas por meio de aplicativo de mensagem

“Empresa Mais Simples: Abre no Zap” foi anunciado na manhã desta terça-feira (23).

Da Redação
23/04/24 • 23h17

Serviço permite que empreendedores cearenses criem suas empresas por meio do WhatsApp. (Foto: Helene Santos)

O Ceará inovou na forma de abrir empresas ao lançar o serviço “Empresa Mais Simples: Abre no Zap” nesta terça-feira (23). O anúncio foi feito durante a reunião do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas do Ceará, realizada no Palácio da Abolição. Com a presença do governador Elmano de Freitas e outras autoridades, o serviço permitirá que empreendedores cearenses iniciem seus negócios por meio do WhatsApp, tornando-se o primeiro estado brasileiro a oferecer tal facilidade.

Durante o evento, o governador destacou a importância da medida como um passo na desburocratização, visando aumentar a eficiência e facilitar a vida dos empreendedores do estado. Ele mencionou que no Ceará, os pequenos negócios representam a maioria das empresas e são grandes geradores de emprego.

A iniciativa é uma expansão do Programa Empresa Mais Simples, operado pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec). Segundo Carolina Monteiro, presidente da Jucec, o programa vem evoluindo desde 2016 para tornar a abertura de empresas mais ágil e acessível. “Anteriormente, abrir uma empresa poderia levar até 200 dias. Agora, com o novo serviço via WhatsApp, o processo se torna instantâneo”, explicou Monteiro.

O serviço funciona através do número (85) 3108-2920 e exige que o usuário tenha uma conta no sistema Gov.br para assinar o contrato social. O processo é conduzido por um bot que interage com o usuário em uma linguagem simples, facilitando o registro da empresa. Para negócios de baixo risco, o serviço proporciona formalização completa, incluindo contrato social, inscrições tributárias e dispensa de licenciamento, dependendo da integração do município ao programa.