Ceará inicia campanha de vacinação contra poliomielite

Estado foi o que mais vacinou contra a doença em 2023.

Da Redação
20/05/24 • 18h55

Vacinação é a única forma de prevenção contra a doença. (Foto: Tiago Stille)

O Ceará inicia, no sábado (25), a campanha de vacinação contra a poliomielite, destinada a crianças menores de cinco anos. A ação seguirá até 14 de junho, com o objetivo de prevenir a doença e impedir a reintrodução do poliovírus no Brasil. Em 2023, o estado ocupou o primeiro lugar no ranking de cobertura vacinal entre as unidades federadas, segundo dados do Ministério da Saúde.

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil ou pólio, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus selvagem. Nos casos graves, ocorrem paralisias musculares, sendo os membros inferiores os mais afetados.

A coordenadora de Imunização da Secretaria da Saúde do Ceará, Ana Karine Borges, ressalta que a vacinação é a única forma de prevenção da doença e fundamental para manter o Brasil livre do poliovírus. Ela destaca a importância de completar o esquema vacinal das crianças para garantir a proteção contra a doença.

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite será indiscriminada, permitindo que todas as crianças menores de cinco anos, mesmo aquelas com o cartão de vacinação em dia, recebam uma dose adicional. Em 2023, o estado registrou uma cobertura vacinal de 93% na vacinação contra poliomielite em crianças menores de um ano, liderando o ranking nacional e demonstrando os esforços das gestões estadual e municipais na intensificação das estratégias de vacinação.