Ceará começa o mês de abril com 36 açudes sangrando

Acumulado dos reservatórios da Cogerh chegou a 46% da capacidade total

Da Redação
01/04/24 • 14h40

Além dos 36 sangrando, mais 15 registram mais 90% da capacidade total (Foto: Ascom Cogerh)

O início do mês de abril trouxe boas notícias para os reservatórios cearenses, com o número de açudes sangrando no estado subindo para 36, de acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira (01). Além disso, outros 15 reservatórios registram mais de 90% da capacidade total.

Dentre os açudes que atingiram sua capacidade máxima recentemente estão o Ema, em Iracema, o São José I, em Boa Viagem, o Fogareiro, em Quixeramobim, e o Catucinzenta, em Aquiraz. Com isso, o acumulado total dos 157 reservatórios monitorados pela Cogerh atingiu 46% da capacidade, um aumento significativo em relação ao início da quadra chuvosa, quando esse percentual era de 37%.

As bacias do Litoral, Acaraú e Coreaú, localizadas na porção norte do Ceará, são as mais confortáveis atualmente em termos de reservas hídricas, com mais de 80% de acumulação cada uma.

Apesar dos números positivos, o diretor de Operações da Cogerh, Tércio Tavares, ressaltou a importância de aguardar o final da quadra chuvosa para uma avaliação mais completa. Ele destacou a cautela necessária, especialmente por estarmos saindo de um período de El Niño, e reforçou a importância do uso prudente da água, considerando a região semiárida em que vivemos e a incerteza quanto às chuvas futuras.