Ceará chega a 69 açudes sangrando em 2024

Volume acumulado corresponde a 54% da capacidade total dos reservatórios do Estado.

Da Redação
22/04/24 • 13h41

Total de 69 açudes vertendo aproxima do valor alcançado em 2023. (Foto: Ascom Cogerh)

Os reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos continuam registrando sucessivos aportes de água. Nesta segunda-feira (22), o volume total acumulado no estado é de 54% da capacidade total, com 69 açudes sangrando simultaneamente, um número próximo ao registrado em 2023.

A quantidade expressiva de reservatórios sangrando é reflexo dos bons aportes nas bacias hidrográficas do Estado. Regiões como Acaraú, Coreaú, Litoral, Metropolitana, Serra da Ibiapaba, Salgado e Baixo Jaguaribe estão em situação muito confortável, com volumes acima de 70%, destacando-se o Baixo Jaguaribe e Litoral, ambos com 100% de seu armazenamento.

Apesar desses avanços, a bacia hidrográfica dos Sertões de Crateús e outros 24 reservatórios do Ceará apresentam volumes abaixo de 30% de sua capacidade. Isso evidencia os desafios persistentes impostos pelo clima semiárido da região, com chuvas distribuídas de forma irregular no tempo e espaço, conforme destacou Tércio Tavares, diretor de Operações da Cogerh.