Ceará alcança 52% do volume total dos açudes, maior valor desde 2012
Estado registra 9,65 bilhões de metros cúbicos de água, mais alto desde outubro de 2012.
Da Redação
17/04/24 • 12h15
O Estado do Ceará comemora o fato de ter, nesta quarta-feira (17), atingindo 52,2% da capacidade total de acumulação hídrica dos açudes monitorados. Este volume de 9,65 bilhões de metros cúbicos é o mais alto registrado desde outubro de 2012.
O cenário favorável é resultado dos bons aportes nas bacias hidrográficas do Estado. Regiões como Acaraú, Coreaú, Litoral, Metropolitana, Serra da Ibiapaba, Salgado e Baixo Jaguaribe estão em situação “muito confortável”, com volumes acima de 70%, sendo que Baixo Jaguaribe e Litoral registram 100% de seu armazenamento.
No entanto, áreas como Médio Jaguaribe e Banabuiú demandam atenção, com volumes de 31,78% e 42,53%, respectivamente, enquanto os Sertões de Crateús permanecem em estado “crítico”, com menos de 30% de volume.
O número de reservatórios sangrando também é motivo de otimismo, com 65 açudes atingindo capacidade máxima e outros 15 com mais de 90% de volume, podendo sangrar até o final da quadra.
Para o secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, a expectativa é de que os dados melhorem ainda mais até o final da quadra chuvosa. Com um mês e meio pela frente, até o fim de maio, novas oportunidades de chuvas e aportes são esperadas, fortalecendo a segurança hídrica do estado.