Lucas Linhares Lima, aluno da 3ª série do Ensino Médio técnico em Desenvolvimento de Sistemas na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Guiomar Belchior Aguiar, em Cariré, representou o Ceará na fase final da Olimpíada Brasileira de Neurociências (OBN). A competição, conhecida como Brazilian Brain Bee, ocorreu nos dias 12 e 13 de julho no Rio de Janeiro, onde Lucas recebeu menção honrosa.
Na etapa local da competição, Lucas se destacou na Olimpíada Local Descentralizada de Neurociências, conquistando medalha de ouro e classificando-se entre os seis cearenses para a seletiva nacional. Na fase final, realizada no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ele foi o único representante do Ceará entre os 15 finalistas brasileiros.
Lucas voltou da competição com novos conhecimentos e experiências. “Tenho epilepsia e sempre tive curiosidade sobre o funcionamento do cérebro. A olimpíada me mostrou um mundo maior do que eu imaginava e foi inspirador conhecer outros estudantes com a mesma paixão pela neurociência. Aprendi a estudar de forma mais eficiente e a gerenciar melhor o meu tempo”, disse o estudante.
Sentindo-se realizado pelo êxito na competição, Lucas ressaltou a importância do esforço e dedicação. “Ver que todo o esforço valeu a pena foi gratificante. Isso me deu confiança para continuar meus estudos e carreira, sabendo que tenho potencial para alcançar grandes objetivos”, concluiu.