97% das crianças cearenses estão alfabetizadas, aponta Spaece 2023
Levantamento foi feito com as crianças matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental em 2023.
Da Redação
27/05/24 • 17h12
Um total de 97,1% das crianças cearenses matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental concluiu o ano letivo de 2023 alfabetizadas, segundo o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece). Os dados foram apresentados pela secretária da Educação, Eliana Estrela, e pela secretária executiva de Cooperação com os Municípios, Emanuelle Grace, e demonstram a continuidade do processo de alfabetização no estado.
O Spaece avaliou 100% dos estudantes nos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental da rede pública municipal, totalizando mais de 285 mil alunos em 3.695 escolas. Este resultado reflete o forte Regime de Colaboração entre estado e municípios, que visa ao desenvolvimento da educação de qualidade para a sociedade cearense.
Em 2023, as ações educativas começaram com a Avalie CE, uma avaliação formativa realizada em parceria com os municípios para identificar as necessidades educacionais dos alunos. Com base nesses dados, foram implementadas estratégias de recomposição das aprendizagens através do Programa Aprendizagem na Idade Certa, agora chamado Paic Integral.
O Governo do Ceará e as redes municipais de ensino conseguiram reduzir a taxa de crianças não alfabetizadas para 15,4% em 2022, elevando a taxa de alfabetização para 84,6% ao término do 2º ano. Em 2023, a taxa de alfabetização alcançou 97,1%, um grande avanço comparado aos 39,8% de 2007.
No 5º ano do Ensino Fundamental, houve uma melhora significativa na aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática. Em 2023, 63,8% dos alunos estavam no nível adequado em Língua Portuguesa, um aumento em relação aos 6,9% de 2008. Em Matemática, o percentual subiu de 3,6% para 48,4%. A soma dos percentuais de estudantes nos níveis adequado e intermediário alcançou 86,5% em Língua Portuguesa e 75,9% em Matemática em 2023.
No 9º ano, a aprendizagem também melhorou. Em 2023, 29,1% dos alunos atingiram o nível adequado em Língua Portuguesa, comparado a 2,5% em 2008. Em Matemática, o percentual de alunos no nível adequado passou de 1% para 18,9% no mesmo período. O percentual de estudantes nos níveis adequado e intermediário em Língua Portuguesa aumentou para 65,2%, e em Matemática, para 41,4% em 2023.
Em 2023, os 184 municípios cearenses tinham seus estudantes do ciclo de alfabetização no padrão desejável, o mais alto da escala. No 5º ano, 145 municípios alcançaram o padrão adequado em Língua Portuguesa e 110 em Matemática. No 9º ano, 26 municípios atingiram o nível adequado em Língua Portuguesa e 22 em Matemática. Esses resultados evidenciam a eficácia das políticas públicas cearenses na educação básica, que são bem implementadas e alcançam as metas planejadas, garantindo acesso à educação de qualidade para os estudantes.