266 profissionais de saúde são convocados no concurso da Fagifor
Os aprovados irão trabalhar nos equipamentos municipais de saúde.
Da Redação
03/07/24 • 10h40
A Prefeitura de Fortaleza iniciou, nesta terça-feira (2), a convocação dos profissionais aprovados no concurso da Fagifor. Nesta primeira etapa, 266 profissionais irão trabalhar nos equipamentos municipais de saúde.
O prefeito Sarto destacou que este é o maior concurso da história de Fortaleza, com 2.241 vagas, recebendo profissionais de diversas áreas. A ampliação da rede de atenção básica inclui a construção de 18 novos postos de saúde, além de postos móveis do Vem Saúde, totalizando 24 novas unidades de saúde, atendendo uma população de 300 mil pessoas por mês. Sarto enfatizou que essas iniciativas visam qualificar e democratizar o acesso à saúde, permitindo que as pessoas sejam atendidas perto de suas casas.
Galeno Taumaturgo, titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), celebrou a convocação dos homologados e destacou a mudança de modelo de gestão, baseada no padrão Einstein. Ele mencionou que várias áreas da rede foram contempladas e que a expectativa é de mais contratações, com 1.053 convocações até dezembro e mais de 1.800 no próximo ano.
Além dos 266 convocados nesta terça-feira, outros profissionais serão chamados ainda este ano, sendo 329 em agosto e 458 entre setembro e dezembro. Os 1.185 restantes serão convocados ao longo de 2025.
Das 2.241 vagas ofertadas, serão preenchidas 2.238, pois o número de profissionais aptos para as áreas de Auxiliar de Prótese Dentária e Técnico de Imobilizações Ortopédicas foi inferior às vagas ofertadas. Os novos empregados públicos serão regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com salários que podem chegar a R$ 18.564.