Pesquisar

Ceará

Ceará

Ceará registra oito açudes sangrando e previsão de novas chuvas nos próximos dias

Volume hídrico do estado apresenta sinais de recuperação, com destaque para o aumento de açudes próximos à capacidade máxima.
O Açude Caldeirões, em Saboeiro, é um dos que está vertendo no Ceará. (Foto: Cogerh)

De acordo com o Portal Hidrológico do Ceará, o estado contabiliza, nesta sexta-feira (24), oito açudes sangrando devido às recentes chuvas. Os açudes que ultrapassaram a capacidade máxima incluem Arrebita e Forquilha (em Forquilha), Carmina (em Catunda), Caldeirões (em Saboeiro), São Pedro Timbaúba (em Miraíma), Germinal (em Pacoti), Do Batalhão (em Crateús) e Sucesso (em Tamboril).

Além disso, quatro reservatórios estão com volume superior a 90% da capacidade: Jenipapo (em Meruoca), Geraldo Atimbone, Patos e Santo Antônio de Aracatiaçu, todos localizados no município de Sobral.

Preocupações com açudes abaixo de 30%

Apesar dos bons índices em alguns reservatórios, 33 açudes permanecem com volumes inferiores a 30% da capacidade.

Previsão do tempo

Segundo a Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos), a previsão para os próximos dias é de tempo instável, com chuvas concentradas na faixa litorânea e nas regiões do Litoral do Pecém, Litoral Norte, Ibiapaba e o noroeste do Sertão Central e Inhamuns. Essa tendência climática deve contribuir para novos episódios de sangria de açudes no estado.

Mais notícias

plugins premium WordPress