Ceará
Ceará
O Ceará registrou chuvas em 94 municípios até as 12h desta quarta-feira (4), com o maior acumulado no município de Ipaumirim, no Cariri, onde foram registrados 111,2 milímetros, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Em Fortaleza, as chuvas somaram 42,2 milímetros, causando pontos de alagamento, engarrafamentos e falhas em semáforos. Bairros como Damas, Jardim América, Vila União, Jangurussu e Bom Futuro também enfrentaram falta de energia elétrica devido ao desligamento de uma subestação da Chesf, no bairro Mondubim.
De acordo com a Funceme, as precipitações estão associadas à atuação do Vórtice Ciclônico de Alto Nível (VCAN), fenômeno característico da pré-estação chuvosa no Nordeste, entre dezembro e janeiro. A previsão é de continuidade das chuvas em todo o Estado nos próximos dias, com maior intensidade nesta tarde e noites. As regiões do Cariri, Jaguaribana, Sertão Central, Inhamuns, Maciço de Baturité e Ibiapaba devem receber os maiores volumes.
Na terça-feira (3), chuvas acompanhadas de fortes ventos atingiram municípios do caririenses, como Brejo Santo, Jardim e Juazeiro do Norte. As precipitações causaram prejuízos, danificando infraestrutura pública e privada, além de derrubar árvores e causar transtornos à população.
> Matéria atualizada às 12h17