Poder
Poder
O Governo do Ceará realizou R$ 830 milhões em investimentos entre janeiro e abril de 2025, segundo balanço apresentado nesta terça-feira (10) em audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado (Alece). O valor, divulgado pelo secretário da Fazenda, Fabrízio Gomes, representa o maior montante absoluto já investido no período entre gestões estaduais anteriores.
Durante a audiência, realizada pela Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação (COFT), Gomes afirmou que os resultados refletem uma política fiscal equilibrada, que tem permitido a manutenção do ritmo de investimentos em áreas prioritárias para a população.
Outro destaque foi o desempenho da arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que apresentou um crescimento de 7% no primeiro quadrimestre de 2025, após uma alta de 18% em 2024. “Crescer 7% em cima dos 18% é bastante expressivo”, avaliou o secretário.
Além disso, foi apresentada a evolução da Dívida Consolidada Líquida (DCL) do Estado, que atingiu 27,1%, o menor patamar desde 2011, conforme os dados da Secretaria da Fazenda. “Se você olhar o final de período com o primeiro quadrimestre, é o menor resultado da curva dos últimos anos”, acrescentou.
A audiência pública seguiu os parâmetros da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que determina a apresentação periódica de demonstrativos de avaliação e cumprimento das metas fiscais. Os relatórios completos estão disponíveis na plataforma de Transparência da Sefaz-CE.
Estiveram presentes na audiência os deputados Sérgio Aguiar (PSB), presidente da COFT, além de Salmito (PSB), Missias Dias (PT), Guilherme Sampaio (PT), Tin Gomes (PSB) e Guilherme Landim (PSB). Pela Sefaz-CE, participaram a secretária executiva do Tesouro Estadual, Roberta Pita, e os coordenadores Saulo Toscano, Takeshi Koshima, Talvani Rabelo e o contador-geral do Estado, Roberto Foltz.