Esporte
Esporte
O Ceará encerrou a temporada de 2025 com um marco importante fora de campo: o menor número de lesões do elenco desde o início do monitoramento anual, em 2022. Fruto do trabalho integrado do Centro de Saúde e Performance do Ceará (CESP), o clube contabilizou apenas 28 lesões ao longo de todo o ano.
Este é o terceiro ano consecutivo de queda no indicador, um feito notável considerando o intenso calendário do futebol brasileiro. A evolução é clara:
Das 28 ocorrências deste ano, 16 foram de origem muscular – o melhor número da série histórica – e 12 foram de natureza articular.
Para o Coordenador de Saúde e Performance do Ceará, André Martins, o resultado é reflexo da consolidação de processos e da confiança da diretoria no departamento.
“Os números de 2025 refletem a consolidação de um trabalho construído ao longo do tempo, sustentado por profissionais qualificados e por processos bem estruturados”, avaliou. Ele também destacou a autonomia concedida ao CESP como um fator que “permitiu alto nível de atuação dos setores e a manifestação da redução consistente do número de lesões de forma natural e sustentável”.
O trabalho para a próxima temporada já começou. O CESP participa ativamente do planejamento para 2026, que terá início com uma pré-temporada em formato remoto a partir de 26 de dezembro, um protocolo que vem sendo adotado com sucesso nos últimos anos.