Pesquisar

Ceará

Ceará

Ceará registra queda de 22,3% nos roubos de motocicletas em 2025

Dados da Supesp mostram que, em números absolutos, foram 1.042 ocorrências a menos no período; furtos também apresentaram redução de 14,5%.
Roubo de motos Ceará
As ações ostensivas e o programa Moto Segura estão entre as estratégias que contribuíram para os resultados. (Foto: Hiane Braun)

O Ceará registrou uma expressiva queda nos crimes envolvendo motocicletas nos 11 primeiros meses de 2025. Dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) apontam uma redução de 22,3% nos roubos e de 14,5% nos furtos de motocicletas em todo o estado, em comparação com o mesmo período de 2024. Os resultados são atribuídos a um conjunto de ações ostensivas, investigativas e investimentos em tecnologia.

Detalhando os números

Em números absolutos, a redução nos roubos representa 1.042 ocorrências a menos. Foram 3.640 casos registrados entre janeiro e novembro de 2025, contra 4.682 no mesmo intervalo do ano anterior. Em Fortaleza, a queda foi ainda mais acentuada, com uma redução de 31,5%, o que significa 844 roubos a menos na capital.

Os furtos de motocicletas também seguiram a tendência de queda, com 3.672 casos em 2025, frente a 4.293 no ano passado em todo o estado.

Moto Segura: tecnologia no combate ao crime

Além das ações de policiamento, iniciativas tecnológicas como o programa Moto Segura têm sido fundamentais para os bons resultados. A parceria entre a Secretaria da Segurança Pública (SSPDS), Detran e Etice visa recuperar motocicletas roubadas através da instalação de rastreadores.

Desde o seu início, o programa já realizou mais de 3.500 cadastros e conseguiu recuperar 13 motocicletas que haviam sido roubadas, além de efetuar a prisão de suspeitos e a apreensão de armas.

Como participar do programa

Proprietários de motocicletas que desejam mais segurança podem se cadastrar no programa Moto Segura de forma simples e digital.

  • O cadastro é feito exclusivamente pelo aplicativo Meu Detran.
  • Após o cadastro, é necessário realizar a instalação do dispositivo rastreador no veículo.

Mais notícias