Ceará
Ceará
O mês de janeiro de 2026 entrou para a história da segurança pública no Ceará. Segundo a Supesp, o estado registrou a menor quantidade de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) — que incluem todos os tipos de roubo, exceto latrocínio — de toda a série histórica. A redução geral foi de 42,3%, saindo de 2.355 casos em janeiro de 2025 para 1.358 neste ano.
A queda foi generalizada, alcançando todas as regiões. O destaque absoluto foi a Região Metropolitana de Fortaleza, que viu os roubos despencarem pela metade (-51,8%). Na capital, o cenário também foi de alívio, com 652 assaltos a menos do que no ano anterior (-41,6%).
No interior, a tendência de queda se manteve. O Interior Sul registrou seu melhor janeiro da história, com redução de 40,5%. Já o Interior Norte teve o melhor desempenho dos últimos 12 anos, com uma diminuição de 19%.
Para o secretário da SSPDS, Roberto Sá, o resultado é fruto da tecnologia aliada ao efetivo. “Programas como Meu Celular, Segurança no Ponto e Moto Segura CE têm papel importante nesse resultado, somados ao aumento do policiamento ostensivo”, analisou.
Não foram apenas os crimes com violência que diminuíram. Os furtos também apresentaram retração de 6% no estado, o melhor resultado em quase três anos. O destaque ficou com o Interior Norte, que reduziu as ocorrências em quase 25%.