Ceará
Ceará
O Ceará deu um passo fundamental no avanço da imunização. As primeiras doses da vacina contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan chegaram ao estado na última segunda-feira (12) e já estão armazenadas na rede de frio da Secretaria da Saúde (Sesa), prontas para serem distribuídas.
Nesta fase inicial, o município de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, foi escolhido para ser o pioneiro na aplicação do imunizante. A vacinação será destinada à população com idade entre 15 e 59 anos.
A campanha em Maranguape começará oficialmente no Dia D de mobilização, marcado para este sábado (17). Para viabilizar o início, o município receberá um total de 24.600 doses até a próxima quinta-feira (15). A meta é ambiciosa: vacinar cerca de 41% do público-alvo já na primeira semana.
Segundo a coordenadora de Imunização da Sesa, Ana Karine Borges, a escolha de começar por um município segue um planejamento estratégico, baseado na produção gradual das vacinas. “Como a produção ocorre de forma gradual, essa estratégia será implantada por etapas. Maranguape inicia esse processo e, conforme a disponibilidade de doses, a vacinação será ampliada para outros públicos e municípios”, explica.
Ao todo, a campanha em Maranguape prevê a aplicação de 60.125 doses do imunizante.