Pesquisar

Poder

Poder

Ceará recebe Selo Ouro no programa Criança Alfabetizada

Acima da meta nacional de alfabetização, estado tem 150 municípios reconhecidos pelo compromisso com a educação.
Dos 184 municípios do Ceará, 168 foram agraciados com o Selo, com 150 conquistando o Ouro, 12 o Prata e seis o Bronze. (Foto: Ricardo Stuckert)

O Ceará conquistou a categoria Ouro no Selo Nacional Compromisso Criança com a Alfabetização (Selo Criança Alfabetizada) 2024, que reconhece estados e municípios que asseguram o direito à alfabetização das crianças. O governador Elmano de Freitas participou da cerimônia de entrega em Brasília na última segunda-feira (10), ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Educação, Camilo Santana, e de outras autoridades.

Com um histórico de bons resultados na educação básica, o estado foi premiado pelo compromisso com políticas e estratégias que garantem o aprendizado na idade certa. No Ceará, 150 municípios receberam o Selo Ouro, 12 ficaram com o Selo Prata e seis com o Selo Bronze.

O governador Elmano de Freitas destacou o trabalho conjunto entre estado e municípios para garantir a alfabetização das crianças cearenses. “O Ceará já alcançou 85% das crianças até o 2º ano alfabetizadas e temos a meta de 100% até 2030. Hoje, mais de 150 municípios estão sendo reconhecidos por esse esforço, e isso nos orgulha muito”, ressaltou.

O reconhecimento veio após os dados de 2023 indicarem que o Ceará foi o único estado do Brasil a superar a meta nacional de alfabetização na idade certa, estabelecida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O estado já ultrapassou os 80% de alfabetização previstos pelo Plano Nacional de Educação para 2030.

Compromisso com a educação

Criado para valorizar a gestão pública na área da alfabetização, o Selo Criança Alfabetizada também visa reduzir desigualdades e disseminar boas práticas em todo o país. Durante a cerimônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou a importância do investimento contínuo em educação para o desenvolvimento do Brasil.

“Nosso desafio é garantir que até 2030, pelo menos 80% das crianças estejam alfabetizadas até o 2º ano do ensino fundamental. Isso só será possível se tivermos vontade de fazer e assumirmos esse compromisso de honra”, declarou Lula.

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância do trabalho conjunto entre estados e municípios. “O desafio da educação básica no Brasil é enorme. O papel do MEC é coordenar e induzir políticas públicas que cheguem na ponta, fortalecendo essa grande rede de alfabetização”, afirmou.

Mais notícias

plugins premium WordPress