Pesquisar

Turismo

Turismo

Ceará recebe mais de 230 mil turistas em maio e já soma 1,4 milhão em 2025

Setor registra alta taxa de ocupação hoteleira e investimento em conectividade aérea impulsiona resultados.
A taxa média de ocupação hoteleira apresentou desempenho de 73,8% no mês de maio. (Foto: Reprodução)

O turismo no Ceará segue em ritmo acelerado em 2025. De acordo com dados divulgados na terça-feira (17) pela Secretaria do Turismo do Estado (Setur), o Ceará recebeu 230.813 visitantes apenas em maio. No acumulado do ano, o número já chega a 1,4 milhão de turistas. A taxa média de ocupação hoteleira também apresentou um desempenho expressivo, atingindo 73,8% no mesmo período. O gasto médio por turista foi de R$ 3.840,44.

Esses números refletem os investimentos estratégicos do Governo do Estado na promoção do destino. Em 2025, o Ceará lançou o Plano de Promoção Turística “Ceará Travel Show”, voltado ao fortalecimento da imagem do estado em mercados nacionais e internacionais, além de incentivar parcerias com companhias aéreas e operadores turísticos.

Conectividade aérea impulsiona o crescimento

Um dos principais fatores para o bom desempenho do setor tem sido a ampliação da malha aérea. Neste ano, o estado passou a contar com novos voos internacionais, além de reforços no mercado doméstico. Entre as novas rotas, destacam-se os trechos Fortaleza – Juazeiro do Norte – Guarulhos, Fortaleza – Belo Horizonte e Fortaleza – Parnaíba, além do aumento na frequência de voos para São Paulo (Congonhas), São Luís, Teresina, Recife e Manaus.

Para o secretário do Turismo, Eduardo Bismarck, o desempenho do setor é um indicativo do fortalecimento do Ceará no cenário global. “Esses números mostram que estamos fortalecendo nossos destinos, gerando emprego, renda e valorizando aquilo que nos torna únicos. Seguiremos firmes, confiantes de que a expectativa é ainda mais promissora para a alta estação”, afirmou.

A expectativa da Setur é que o segundo semestre de 2025 mantenha o ritmo de crescimento, impulsionado pela alta temporada nas praias, o turismo de negócios, novas parcerias com operadoras e a expansão da conectividade aérea, que facilita a chegada de turistas de diversas regiões do Brasil e do mundo.

Mais notícias

plugins premium WordPress