Ceará
Ceará
O governador Elmano de Freitas entregou, nesta terça-feira (25), 25 novas ambulâncias do Samu 192 para municípios do Ceará. A ação, realizada em parceria com o Governo Federal por meio do Novo PAC, representa um investimento de R$ 7,22 milhões e reforça a estrutura de atendimento de urgência em diferentes regiões do estado.
A cerimônia ocorreu no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, com a participação de prefeitos, profissionais de saúde e representantes das esferas federal e estadual.
Reforço na saúde de urgência
Cada município contemplado recebeu uma Unidade de Suporte Básico (USB), com objetivo de renovar a frota e ampliar a capacidade de resposta do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). O governador destacou o papel dos profissionais de saúde e a importância da cooperação entre os entes federativos.
“A saúde é uma das áreas que mais exigem colaboração nossa. Tenho muito orgulho porque no Ceará temos uma relação republicana e conseguimos dar as mãos para avançar na saúde e em outras áreas”, afirmou Elmano de Freitas, agradecendo ao presidente Lula, aos profissionais do Samu e aos prefeitos municipais.
Municípios beneficiados
Os 25 municípios que receberam novas ambulâncias nesta etapa são: Aratuba, Aurora, Banabuiú, Granja, Ibicuitinga, Icó, Iguatu, Jaguaretama, Marco, Massapê, Mauriti, Missão Velha, Pereiro, Quixelô, Uruburetama, Cedro, Aiuaba, Acaraú, Maracanaú, Horizonte, Crato, Itapajé, Eusébio, Capistrano e Beberibe.
Cobertura total e ampliação do serviço
A secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, lembrou que o Ceará já possui cobertura de 100% do território estadual com o Samu e que a entrega fortalece ainda mais o serviço. Ela ressaltou o empenho dos profissionais de saúde que atuam nas ambulâncias, muitas vezes em condições adversas. “Fazer parte do Samu é um trabalho árduo e uma missão importante para a população”, disse.
Além dos novos veículos entregues nesta terça-feira, o Ministério da Saúde já havia repassado ao estado, no início de março, outras 42 ambulâncias, sendo 40 unidades básicas e duas de suporte avançado.
A superintendente do Ministério da Saúde no Ceará, Kelly Arruda, reforçou a importância da articulação entre União, Estado e municípios. “Essa é uma política pública muito importante do Governo Federal, sempre em parceria com o Estado e os municípios. Desta forma, podemos levar o serviço de urgência para mais próximo da população”, afirmou.
O Samu 192 Ceará está em funcionamento há 17 anos, atendendo 24 horas por dia, com equipes compostas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e socorristas. Somente em 2024, o serviço já registrou 25 mil ocorrências.