Ceará
Ceará
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) entregou, nesta segunda-feira (11), 25 novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Ceará 192). A solenidade, comandada pela secretária Tânia Mara Coelho, ocorreu no bairro Moura Brasil, em Fortaleza.
Os veículos vão renovar a frota de 22 municípios com Unidades de Suporte Básico (USB) e ampliar os serviços em Jaguaribe, que receberá uma Unidade de Suporte Avançado (USA). O investimento, de R$ 7,4 milhões, foi viabilizado pelo Governo Federal por meio da primeira edição do PAC Seleções.
Desde o início da gestão do governador Elmano de Freitas, já foram entregues 96 ambulâncias em parceria com o Ministério da Saúde. Segundo Tânia Mara Coelho, cerca de 60% da frota foi renovada e a meta é chegar a 100% até 2026.
A escolha dos municípios segue estudos técnicos sobre o tempo de uso das unidades móveis, respeitando um cronograma de entrega. Entre as cidades contempladas estão Aracati, Caucaia, Tianguá, Santa Quitéria, Trairi e Redenção, além da USA de Jaguaribe.
O superintendente do Samu Ceará, Nilson Filho, destacou que a renovação da frota representa “um grande investimento para oferecer um atendimento ainda melhor à população”. Ele ressaltou o trabalho conjunto da Sesa, do Governo do Ceará e do Governo Federal para viabilizar a aquisição.
Em julho, o Ministério da Saúde anunciou recursos da segunda edição do PAC Seleções, que permitirá a entrega de mais 58 ambulâncias até 2026, reforçando a qualificação do atendimento pré-hospitalar de urgência.
Samu Ceará
Com mais de 268 mil atendimentos desde 2023, o Samu Ceará conta atualmente com 166 ambulâncias e três Centrais de Regulação (Sobral, Eusébio e Juazeiro do Norte). O serviço opera 24 horas por dia com equipes formadas por médicos, enfermeiros, técnicos e socorristas, e pode ser acionado gratuitamente pelo número 192.