Pesquisar

Ceará

Ceará

Ceará realiza sua primeira cirurgia de feminização da voz em hospital público

Procedimento inédito oferece uma nova possibilidade de identidade vocal.
O processo realizado foi a “glotoplastia de Wendler”. (Foto: HELV)

A auxiliar administrativa Davina Morais, de 33 anos, é a primeira mulher trans a realizar a cirurgia de feminização da voz em um hospital público no Ceará. A operação, realizada no Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), em Fortaleza, passa a integrar o catálogo de cirurgias da instituição. Conhecida como “glotoplastia de Wendler”, a cirurgia proporciona uma voz mais aguda, alinhada à identidade de gênero das pacientes.

A coordenadora médica do Serviço de Otorrinolaringologia do Helv, Débora Lima, explica que a cirurgia, realizada sem cortes externos, diminui o comprimento da prega vocal, permitindo uma voz mais suave e feminina. “Utilizamos instrumentos endoscópicos para evitar cicatrizes, e a paciente é acompanhada com fonoterapia antes e após o procedimento”, explica a médica.

A cirurgia foi complementada com sessões de fonoterapia e o uso de um software específico para avaliação acústica da voz, o que permitiu a Davina alcançar uma frequência vocal adequada à sua identidade. Segundo a coordenadora de Fonoaudiologia, Wigna Raissa Matias, a adesão de Davina ao tratamento foi essencial: “Ela participou ativamente, tirando dúvidas e se dedicando ao processo, o que resultou em uma transição vocal bem-sucedida”.

Além de proporcionar conforto e bem-estar, a mudança vocal representa uma maior proteção social para mulheres trans, evitando situações de violência que podem ser desencadeadas pelo descompasso entre voz e aparência. Davina, que antes evitava situações de exposição vocal, hoje se sente mais segura: “A cirurgia removeu o tom grave que me incomodava, e agora percebo minha voz mais suave, tanto em conversas quanto em áudios que envio”, celebra.

A glotoplastia é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para pessoas trans em transição de gênero, com encaminhamento feito pela Central de Regulação do Estado.

Mais notícias

plugins premium WordPress