Pesquisar

Poder

Poder

Ceará participa de Assembleia do Consórcio Nordeste e reforça pautas para 2025

Governadores discutem desenvolvimento sustentável, reforma tributária e compensação de dívidas estaduais.
A transição energética e a transformação ecológica estão na pauta do Consórcio. (Foto: Governo do Ceará)

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, participou na quarta-feira (5), em Brasília, da primeira Assembleia Geral Ordinária de 2025 do Consórcio Nordeste. Durante o evento, também ocorreu a posse do governador do Piauí, Rafael Fonteles, como novo presidente da entidade.

Elmano destacou a importância da atuação conjunta dos estados nordestinos em temas estratégicos e ressaltou como prioridades para este ano a regulamentação da Reforma Tributária, a compensação de dívidas estaduais, a ampliação do ensino em tempo integral e a definição sobre a distribuição dos royalties do petróleo, que aguarda julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF).

A solenidade contou com a presença de ministros do governo federal, entre eles Fernando Haddad (Fazenda), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), além de outros representantes ministeriais.

Parcerias para desenvolvimento sustentável

Na ocasião, o Consórcio Nordeste firmou dois acordos estratégicos. O primeiro, com o Ministério da Fazenda, tem foco na transição energética e transformação ecológica, buscando a preservação ambiental e o incentivo a projetos de energias renováveis na região.

O Ceará tem posição de destaque nesse cenário, com mais de 40 Memorandos de Entendimento para produção de hidrogênio verde, sendo que seis já evoluíram para pré-contratos no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. A expectativa é que até 2030 os investimentos no setor alcancem US$ 8 bilhões, gerando cerca de 80 mil empregos.

O segundo acordo foi firmado com a Secretaria-Geral da Presidência da República para o desenvolvimento do PAS Nordeste, um programa que incentiva a produção e o consumo de alimentos saudáveis na região.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, que assume a presidência do Consórcio, reforçou o compromisso de fortalecer a industrialização do Nordeste, aproveitando a capacidade de geração de energia limpa para atrair indústrias como data centers, hidrogênio verde e siderurgia sustentável.

Mais notícias

plugins premium WordPress