Ceará
Ceará
O Ceará é o estado brasileiro com a maior proporção de estudantes do Ensino Fundamental matriculados em tempo integral, com 54,9%, segundo o Censo Escolar 2024, divulgado nesta quarta-feira (9) pelo Ministério da Educação (MEC). No Ensino Médio, o estado ocupa a segunda posição nacional, com 54,6% dos alunos em tempo integral, atrás apenas de Pernambuco, que registra 69,6%.
A educação em tempo integral tem sido uma das prioridades da política educacional do Governo do Ceará, que vem implementando ações para ampliar a jornada escolar em toda a educação básica.
Em 2023, o Governo do Estado lançou o Paic Integral, iniciativa que promove o regime de colaboração com os municípios. A política começou pelas turmas do 9º ano, com 164 municípios aderindo, alcançando 52.452 estudantes. O investimento total foi de R$ 104,9 milhões.
Neste ano de 2024, a ação foi expandida para o 8º ano, com adesão de 157 municípios e 53.392 alunos beneficiados, com recursos da ordem de R$ 103,4 milhões.
A rede estadual de ensino conta atualmente com 367 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI), 132 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP), 12 escolas do campo e uma Escola Família Agrícola (EFA). Nessas unidades, os alunos têm acesso a um currículo que contempla formação acadêmica, habilidades socioemocionais, atividades culturais e esportivas e preparação para o mundo do trabalho. Além disso, recebem três refeições diárias, material didático completo, apoio pedagógico contínuo e os professores passam por formação específica.
A secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela, afirmou que a política de tempo integral tem impacto direto na qualidade da educação. “A política de tempo integral no Ceará vai muito além de estender a permanência dos estudantes na escola. Ela representa uma nova forma de aprender, com um currículo diversificado, que valoriza o protagonismo juvenil, a inovação e o desenvolvimento integral”, afirmou.