Ceará
Ceará
O Governo do Ceará apresentou, nesta quarta-feira (4), o balanço oficial da quadra chuvosa de 2025, em coletiva realizada no auditório da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH). De acordo com os dados divulgados, o estado acumula atualmente 10,2 bilhões de metros cúbicos de água em seus 157 reservatórios estratégicos, o que corresponde a 55,1% da capacidade total monitorada pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
O volume é semelhante ao registrado no mesmo período de 2024, mas o aporte hídrico — volume de água que efetivamente entrou nos açudes — foi significativamente menor. Neste ano, o aporte foi de 5,87 bilhões de metros cúbicos, contra 9,4 bilhões no ano anterior. Ainda assim, 62 açudes chegaram a sangrar desde o início do ano.
O presidente da Cogerh, Yuri Castro, explicou que essa variação entre os reservatórios é esperada no semiárido: “Nós tivemos mais de 50 reservatórios que chegaram à capacidade total durante a quadra, mas ainda há cerca de 30 com volumes abaixo de 30%. Isso mostra a nossa variação normal.”
O levantamento reforça a necessidade de monitoramento constante e de políticas públicas voltadas à gestão eficiente da água, especialmente em regiões mais vulneráveis.
Para o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, o cenário já inspira preocupação com o abastecimento de alguns municípios. “Quando a gente olha para o Ceará como um todo, 60% do Estado está na categoria abaixo da média, por isso que há preocupação com alguns municípios que estão em situação crítica”, afirmou. Ele também alertou para a tendência de redução de chuvas nos próximos 30 dias e a necessidade de ações emergenciais para garantir o suprimento hídrico.