Entreterimento
Entreterimento
No próximo domingo (8), o Governo do Ceará lançará oficialmente o Ceará Ciclo Natalino 2024, com o tema “Entre Marchas e Benditos: o Natal do Ceará ao Som das Cabaçais”. A solenidade, que celebra as tradições culturais natalinas do estado, será realizada no terreiro do homenageado Mestre Cícero Ribeiro, em Missão Velha, às 18h, com entrada gratuita.
O evento de abertura contará com apresentações de importantes bandas cabaçais da região do Cariri, como a São José (do Mestre Cícero Ribeiro), São Bento (do Mestre Antônio) e Santo Expedito (do Mestre Expedito Cabôco), além do Reisado de Congo do Mestre Aldenir. Essas manifestações exaltam a riqueza cultural natalina da região, fortalecendo o patrimônio imaterial cearense.
Segundo a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, o Ciclo Natalino busca ampliar o reconhecimento e valorização das tradições populares: “É uma política cultural necessária, que incentiva a criação, formação e fruição das manifestações culturais natalinas, garantindo a inclusão de grupos étnico-raciais e promovendo a integração das manifestações no circuito cultural e turístico do estado.”
O Ceará Ciclo Natalino 2024 será composto por 14 Mostras Regionais, promovidas por meio do XIX Edital Ceará Ciclo Natalino da Secult. Essas mostras acontecem em diversas macrorregiões, como Cariri, Grande Fortaleza, Litoral Oeste/Vale do Curu, Maciço de Baturité, entre outras.
Os grupos selecionados nessas mostras se apresentarão na XVII Mostra Estadual Ceará Ciclo Natalino 2024, marcada para os dias 4 e 5 de janeiro de 2025, no Complexo Estação das Artes, em Fortaleza. Esse período coincide com as comemorações do Dia de Reis, destacando manifestações como bois, lapinhas vivas, pastoris e reisados.
O evento presta tributo ao Mestre Cícero Ribeiro, guardião das tradições cabaçais do Ceará. Líder da Banda Cabaçal São José, fundada oficialmente em 1934, Mestre Cícero é reconhecido como um Tesouro Vivo do Ceará, título concedido em 2022. Sua trajetória está profundamente conectada à Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, fortalecendo a memória cultural do estado.
De acordo com o curador da mostra, Hildebrando Maciel, a escolha do local para a abertura não poderia ser mais significativa: “O Ceará Ciclo Natalino é um momento para celebrar o Mestre Cícero Ribeiro e a cultura tradicional popular natalina do Ceará, em uma região onde a cultura pulsa.”