Pesquisar

Ceará

Ceará

Ceará antecipa estratégias de vacinação contra gripe

Imunização começa antes do cronograma nacional e tem meta de vacinar mais de 3,6 milhões de pessoas no estado
Vacina da Gripe
Mais de 800 mil doses foram enviadas pela Ministério da Saúde para o Ceará. (Foto: Rovena Rosa)

O Ceará iniciou, nesta segunda-feira (31), a intensificação das estratégias de vacinação contra a gripe, antecipando a campanha em relação ao calendário nacional, que tem início previsto para 7 de abril. A antecipação faz parte das ações da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) para ampliar a cobertura vacinal e reduzir os impactos das doenças respiratórias.

Grupos prioritários e ampliação da campanha

A vacina contra a gripe passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes. Além desses grupos, a vacinação também será oferecida a outros públicos prioritários, em estratégia especial. Entre as novidades da campanha deste ano está a inclusão dos trabalhadores dos Correios no grupo com direito à imunização.

Distribuição das doses e meta do Estado

A Sesa já recebeu mais de 800 mil doses da vacina enviadas pelo Ministério da Saúde. Do total, 244 mil doses foram entregues no primeiro lote e distribuídas aos 184 municípios cearenses. O segundo lote, com 629 mil doses, chegou ao estado no sábado (29) e será repassado às cidades durante esta semana. A meta estadual é vacinar 3.667.048 pessoas dos grupos prioritários.

Locais de vacinação e horário de atendimento

Em Fortaleza, a vacinação está disponível nos postos de saúde e em três unidades do Vapt Vupt: Antônio Bezerra, Messejana e Papicu, com funcionamento das 8h às 16h.

Outras estratégias de imunização

Além da campanha contra a gripe, a Sesa também divulgou uma nota informativa com orientações sobre outras frentes de imunização. Entre elas, estão as ações de vacinação nas escolas, o resgate de adolescentes de 15 a 19 anos não vacinados contra o HPV e a intensificação da vacinação contra influenza em todo o estado.

Mais notícias

plugins premium WordPress