Ceará
Ceará
A semana começou com mudança no tempo e atenção redobrada no Ceará. O estado entrou, nesta terça-feira (3), sob um novo aviso de “perigo potencial” (alerta amarelo) emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão aponta para a ocorrência de chuvas e ventos fortes em pelo menos 96 municípios cearenses, com validade até as 23h59 da próxima quinta-feira (5).
O cenário de instabilidade é reforçado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que também emitiu aviso meteorológico. A convergência dos dados indica que o estado deve registrar precipitações de até 50 milímetros por dia e rajadas de vento que podem variar entre 40 e 60 km/h. Embora o alerta seja de nível 1 (o menor na escala de três graus), há riscos de corte de energia, queda de galhos de árvores e alagamentos pontuais.
Segundo a análise técnica da Funceme, as precipitações estão associadas à aproximação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Esse sistema atmosférico está se deslocando de leste para oeste e deve ficar posicionado muito próximo ao Ceará nos próximos dias. Somado a fatores locais — como altas temperaturas, umidade e relevo —, o VCAN cria condições favoráveis para a formação de áreas de instabilidade.
A previsão detalhada aponta que, entre quarta (4) e quinta-feira (5), as chuvas devem se espalhar por todo o território.
Diante dos ventos fortes e descargas elétricas, as autoridades recomendam precaução. A população deve evitar se abrigar debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Em caso de tempestade, é aconselhável não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.