Pesquisar

Esporte

Esporte

CBF solicita vitória do Fortaleza por 3 a 0 após cancelamento de jogo contra o Colo-Colo

Entidade fundamenta pedido em artigos do Código Disciplinar da Conmebol e responsabiliza clube chileno por falta de segurança
Antes da partida ser interrompida, Colo-Colo e Fortaleza empatavam em 0 a 0. (Foto: Mateus Lotif/FEC)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enviou, na madrugada desta sexta-feira, um ofício à Conmebol solicitando a vitória por 3 a 0 do Fortaleza sobre o Colo-Colo, após a invasão de torcedores ao gramado do Estádio Monumental de Santiago, no Chile. O episódio motivou o cancelamento da partida, válida pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América.

A solicitação foi formalizada às 9h15, segundo nota oficial da CBF. A entidade brasileira alega descumprimento das normas de segurança e cita os artigos 6, item 3, inciso “g”, e 24, item 2, do Código Disciplinar da Conmebol, responsabilizando o Colo-Colo, mandante do confronto, pelos acontecimentos que culminaram na suspensão do jogo.

Justificativas apresentadas

No documento enviado à Conmebol, a CBF detalhou os motivos para a solicitação da vitória do clube cearense, entre eles: superlotação do estádio, morte de dois torcedores chilenos, violência generalizada, iminência de novos episódios, insegurança no entorno e nas arquibancadas, arremesso de objetos no campo, além do abalo psicológico em jogadores e comissão técnica. A entidade destacou que a interrupção da partida decorreu da falta de garantias mínimas de segurança.

A CBF também lamentou profundamente as mortes e os atos de violência registrados antes, durante e após o jogo, e declarou estar em contato com o CEO do Fortaleza SAF, Marcelo Paz, oferecendo suporte institucional.

A Conmebol ainda não divulgou um posicionamento oficial sobre o pedido. O Fortaleza permanece com zero pontos no Grupo A da Libertadores.

Mais notícias

plugins premium WordPress