Turismo
Turismo
No último final de semana foi inaugurado o Museu Orgânico Casa dos Licores em Viçosa do Ceará, na Serra da Ibiapaba. O espaço, um marco na preservação da cultura e da gastronomia local, conta a história de Alfredo e Terezinha Mapurunga Miranda, cujos licores e doces refletem uma tradição herdada e aprimorada ao longo de décadas.
A Casa dos Licores, que continua sendo a residência da filha primogênita do casal, Tereza Cristina Mapurunga Miranda Magalhães, mantém viva a produção de licores de frutas, ervas e especiarias, além de doces, compotas e biscoitos de goma. O local agora integra a rede de Museus Orgânicos do Sesc, que busca preservar e valorizar saberes ancestrais por meio da memória viva dos mestres da cultura popular.
Construída em 1952 por Alfredo Mapurunga, a casa testemunhou o nascimento de sete filhos do casal e consolidou-se como um ponto de referência cultural em Viçosa. Além dos produtos artesanais, o espaço abriga objetos históricos, fotografias, documentos e utensílios que contam a história da gastronomia colonial e da família. Para a presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão, o museu celebra o patrimônio imaterial da cidade e garante que as tradições sejam transmitidas às futuras gerações.
Os Museus Orgânicos são resultado de um projeto do Sesc em parceria com a Fundação Casa Grande, que busca preservar e ativar lugares de memória vinculados às tradições culturais.