Entretenimento
Entretenimento
O Centro Cultural Casa do Barão de Camocim realiza, na próxima terça-feira (30/09), a roda de conversa “Amefricanas”, evento gratuito que reúne intelectuais internacionais e nacionais para debater negritude e amefricanidade.
O encontro terá a participação de Dawn Duke, pesquisadora da literatura afro-latino-americana e caribenha, e Althea Murphy-Price, artista visual norte-americana. A mediação será de Cecília Calaça, curadora e artista visual.
Inspirado no texto “A categoria político-cultural de amefricanidade” (1988), da antropóloga Lélia Gonzalez, o evento propõe discutir como essa experiência atravessa séculos, desde o período da escravização até as formas contemporâneas de resistência negra.
Segundo Gonzalez, a amefricanidade se manifestava em estratégias de sobrevivência, revoltas, quilombos e outras formas de organização social que marcaram a história das populações negras no continente.
A roda de conversa contará com intérprete de Libras e tradução simultânea do inglês para o português. As inscrições são limitadas e podem ser feitas por formulário disponível no Instagram da Casa do Barão de Camocim.
O espaço é gerido pela Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI) e funciona como referência para artes visuais e manifestações culturais diversas.
Para Ana Aline Furtado, diretora da Casa, o encontro marca um momento importante:
“Em diálogo, suas trajetórias atravessam literatura, artes visuais e práticas curatoriais e nos ajudarão a refletir sobre como mulheres negras continuam a atualizar a amefricanidade como categoria viva”.
Evento: Roda de conversa “Amefricanas”
Data: 30 de setembro (terça-feira)
Horário: 18h
Local: Casa do Barão de Camocim (R. Gen. Sampaio, nº 1632 – Centro, Fortaleza)
Inscrição: formulário online no Instagram @casa.baraodecamocim
Entrada: gratuita | vagas limitadas