+ Notícias
+ Notícias
A Campanha da Fraternidade 2025 terá como tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, com o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). A proposta reforça a necessidade de um compromisso coletivo com a preservação ambiental e a justiça social, inspirando-se nos 10 anos da Carta Encíclica Laudato Si’, nos 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, na Exortação Apostólica Laudate Deum, nos 10 anos da Rede Eclesial PanAmazônica (REPAM) e na realização da COP 30, que acontecerá em Belém (PA).
A campanha, promovida anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi lançada oficialmente nesta Quarta-feira de Cinzas (5), com uma missa presidida pelo secretário-geral Dom Ricardo Hoepers, às 9h, seguida da cerimônia de abertura no auditório Dom Helder Câmara, na sede da entidade. Durante o evento, foi divulgada a Mensagem do Papa Francisco para a CF e um balanço dos projetos sociais apoiados pelo Fundo Nacional de Solidariedade em 2024.
A ecologia como compromisso de fé
A temática ambiental já esteve presente em oito edições anteriores da Campanha da Fraternidade, mas, em 2025, surge sob uma nova perspectiva, baseada no conceito de Ecologia Integral, defendido pelo Papa Francisco. A proposta vai além da preservação ambiental, conectando a relação entre seres humanos, sociedade e natureza.
“O planeta está em um decênio decisivo. Ou nos convertemos ou caminhamos para um colapso socioambiental irreversível. A conversão ecológica é urgente. Precisamos abandonar a lógica do extrativismo predatório e assumir o compromisso do cuidado com a criação”, destaca a CNBB em sua apresentação da campanha.
A CF 2025 dialoga com temas abordados em campanhas anteriores, como a Amizade Social (2024), a Educação (2022), o Diálogo (2021) e a Misericórdia (2020), compondo um caminho de reflexão sobre um Novo Humanismo Integral e Solidário.
Símbolos da identidade visual
A identidade visual da campanha, desenvolvida por Paulo Augusto Cruz, da CNBB, combina referências da tradição cristã com a riqueza da biodiversidade brasileira. Entre os elementos presentes no cartaz estão:
•São Francisco de Assis, referência à sua espiritualidade e ao Cântico das Criaturas.
•A cruz, representando a reconciliação universal e a missão de conversão.
• A fauna e a flora brasileiras, com espécies como onça-pintada, araras-canindé, ipê-amarelo e mandacaru, ressaltando a necessidade de preservação dos biomas.
•A paisagem urbana, representando o desafio ambiental em um Brasil cada vez mais urbanizado.
•A técnica da colagem, simbolizando a interconexão entre todos os aspectos da vida e a diversidade dos povos e culturas.
Oração da Campanha da Fraternidade 2025
A oração oficial será um dos principais subsídios espirituais da campanha, estimulando comunidades e fiéis a refletirem e rezarem pelo compromisso com a casa comum.
A Coleta da Solidariedade
Como em todos os anos, a Coleta da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos (12 e 13 de abril), destinará recursos a projetos sociais voltados para a justiça socioambiental e a sustentabilidade em todo o Brasil.